Algas

Sabiam que as algas oferecem uma série de benefícios para a nossa saúde?
De facto as algas são vegetais marinhos, há muito consumidas por povos tão diferentes como os chineses, japoneses, escoceses, irlandeses, islandeses ou até mesmo pelos índios da América Latina, entre outros...

As algas oferecem-nos minerais como o cálcio e o ferro, oligoelementos como o zinco, proteínas e vitaminas e são um excelente desintoxicante natural.
No caso de haver hipertiroidismo eu aconselho que questionem o vosso médico acerca da quantidade de algas que podem ingerir.

Alga Nori (imagem da net)
A sua ingestão é fácil, basta adicioná-las aos nossos cozinhados e teremos uma refeição ainda mais nutritiva.
Deixo-vos informação das algas que utilizo cá em casa.

Alga Kombu (imagem da net)

Alga Kombu vende-se seca. Utiliza-se  para cozer leguminosas e cereais integrais como arroz ou cevada, que demoram mais tempo a cozinhar.
Corta-se uma tira ao meio, demolha-se um bocadinho (30 min chega) e junta-se à leguminosa, depois podem comê-la ou não, os nutrientes ficam lá.
Facilita a digestão e o trabalho intestinal. 

Alga Aramé (imagem da net)

Alga Aramé vende-se seca, utiliza-se mais em salteados e cozeduras rápidas. Deve-se usar um punhado (ela vem em tiras muito fininhas) coloca-se de molho um bocadinho (30 min chega) antes de confeccionar e aproveita-se a água desta demolha (coloca-se no que se for fazer). 
É excelente para os órgãos reprodutores femininos (mas também é boa para os homens!).

Alga Wakamé vende-se seca, é boa para iniciar a ingestão de algas pois o seu sabor não é muito forte. É boa para colocar na sopa. Deve colocar-se de molho um bocadinho (30 min chega) e aproveita-se a água desta demolha para a sopa. Costuma vir em tiras grandes, para uma panela de sopa corta-se em 4.

Sushi de millet com alga Nori

Alga Nori é a alga do sushi. Vende-se seca, tostada ou não. Eu compro tostada, para não ter o trabalho de o fazer em casa. Se a quiserem usar sem ser no sushi podem colocá-la aos pedacinhos por cima de sopas ou saladas, tem um leve sabor a peixe. Esta alga não se demolha.

Alga Dolce, encontra-se seca mas também fresca, tem um sabor mais forte, e é usual adicioná-la a saladas e comê-la assim mesmo.

Alga agar-agar em pó (imagem da net)

Alga agar-agar, vende-se em flocos ou em pó. Tem uma forte capacidade gelificante, é com ela que se fazem gelatinas, pudins e outras sobremesas, queijo vegetal...

Experimentem, vão ver que vão gostar e o vosso organismo vai agradecer 😋
Até breve,
Vera