Cenoura

"Come a cenoura que faz os olhos bonitos!" Quem é que nunca ouviu esta frase? E sim, é mesmo verdade, a cenoura faz os olhos bonitos 😃
Reza a história que a cenoura foi originalmente cultivada na Ásia central e nos países do Médio Oriente, hoje em dia é cultivada e consumida em quase todo o mundo e ainda bem!
Encontramos com mais facilidade a variante laranja, mas existem cenouras de outras cores, desde amarelo a roxo. Este fantástico vegetal foi o primeiro a ser enlatado no início de 1800.

As cenouras podem ser consumidas cruas ou cozinhadas, em pratos doces, salgados ou saladas e os seus benefícios para a saúde são inúmeros, vejam só: 
As cenouras fazem os olhos bonitos: são ricas em beta-caroteno que o nosso fígado consegue transformar em vitamina A, necessário para uma boa visão. O beta-caroteno é também um fantástico anti-aging pois actua como antioxidante e retarda o envelhecimento celular.
As cenouras têm super poderes: contém falcarinol e falcarindiol com propriedades anti-cancro (estudos demonstraram que o consumo de cenoura reduz o risco de cancro do pulmão, mama e cólon). Para além disso os caratenóides (betacaroteno, alfa-caroteno e luteína) presentes nas cenouras estão associados à diminuição do risco de doenças cardíacas e ao aumento da esperança de vida.

As cenouras mantém o nosso corpo limpinho: o consumo regular de cenouras reduz os níveis de colesterol pois as suas fibras solúveis ligam-se aos ácidos biliares. Estas fibras também ajudam a limpar o cólon e a vitamina A ajuda o fígado a libertar as toxinas do nosso corpo. 

Até dá vontade de comer mais cenourinhas, não acham?!
Até breve,
Vera