Cenoura

"Come a cenoura que faz os olhos bonitos!" Quem é que nunca ouviu esta frase? E sim, é mesmo verdade, a cenoura faz os olhos bonitos 😃
Reza a história que a cenoura foi originalmente cultivada na Ásia central e nos países do Médio Oriente, hoje em dia é cultivada e consumida em quase todo o mundo e ainda bem!
Encontramos com mais facilidade a variante laranja, mas existem cenouras de outras cores, desde amarelo a roxo. Este fantástico vegetal foi o primeiro a ser enlatado no início de 1800.

As cenouras podem ser consumidas cruas ou cozinhadas, em pratos doces, salgados ou saladas e os seus benefícios para a saúde são inúmeros, vejam só: 
As cenouras fazem os olhos bonitos: são ricas em beta-caroteno que o nosso fígado consegue transformar em vitamina A, necessário para uma boa visão. O beta-caroteno é também um fantástico anti-aging pois actua como antioxidante e retarda o envelhecimento celular.
As cenouras têm super poderes: contém falcarinol e falcarindiol com propriedades anti-cancro (estudos demonstraram que o consumo de cenoura reduz o risco de cancro do pulmão, mama e cólon). Para além disso os caratenóides (betacaroteno, alfa-caroteno e luteína) presentes nas cenouras estão associados à diminuição do risco de doenças cardíacas e ao aumento da esperança de vida.

As cenouras mantém o nosso corpo limpinho: o consumo regular de cenouras reduz os níveis de colesterol pois as suas fibras solúveis ligam-se aos ácidos biliares. Estas fibras também ajudam a limpar o cólon e a vitamina A ajuda o fígado a libertar as toxinas do nosso corpo. 


E a rama da cenoura? Sabiam que é comestível?
Nos supermercados convencionais é difícil encontrar cenouras com rama, contudo encontram-se à venda nos supermercados biológicos e nalguns mercados.

A informação seguinte foi retirada do site: https://www.fotosantesedepois.com/folhas-de-cenoura/

"Valor nutricional de 80gr de rama de cenoura:

NutrientesQuantidade
Calorias88 g
Gordura Total0 g
Colesterol0 mg
Carboidratos7 g
Fibra dietética2 g
Açucares0 g
Proteína1 g
Vitamin A110 %
Vitamina C10 %
Cálcio2 %
Ferro2 %

As folhas de cenoura contêm uma lista impressionante de nutrientes, incluindo quantidades significativas de vitamina A, fibra alimentar, vitamina C, cálcio e ferro.
Não contém gordura nem colesterol, e há cerca de 90 calorias em 1 xícara das folhas cruas. Estas ramas também contêm vitamina K e vários compostos fenólicos e carotenóides, juntamente com vestígios de outros antioxidantes.

Os principais benefícios das folhas deste vegetal incluem o seu impacto saudável sobre a imunidade e a densidade óssea, bem como a saúde ocular, a circulação, a função renal, a pressão arterial e a digestão, dentre outros. 

Impulsiona a imunidade
Possui reconhecidas propriedades de desintoxicação, vitamina C e uma quantidade significativa de antioxidantes, as folhas da cenoura podem ajudar a fortalecer o seu sistema imune, protegendo o seu corpo contra infecções e patógenos estranhos. 

Melhorar a Visão
Semelhantes às próprias raízes, as ramas de cenoura também possuem quantidades elevadas em certos antioxidantes, como a luteína, a zeaxantina e o betacaroteno. Estes compostos podem ajudar a proteger a retina do estresse oxidativo, enquanto reduzem o risco de degeneração macular e catarata. 

Trata os problemas do rim
Estudos realizados vêm a demonstrar que as cenouras, pelos ingredientes ativos nos seus vegetais, são capazes de eliminar rapidamente as toxinas do organismo e otimizar a saúde renal.

Regular a pressão sanguínea
Essa folhagem é tão rica em potássio que funciona como vasodilatador no corpo, aliviando a tensão no sistema cardiovascular e a pressão nos vasos sanguíneos e artérias, reduzindo, assim, o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Melhora a densidade óssea
Embora não existam tantos minerais nas ramas da cenoura como na sua raiz, ainda são muitos e podem contribuir para a densidade mineral óssea e para diminuir o risco de osteoporose que cresce à medida que se envelhece.

Ajuda na digestão
As folhas de uma cenoura podem ajudar a otimizar a digestão graças ao nível significativo de fibra dietética, que pode estimular o movimento peristáltico e melhorar a eficiência da absorção de nutrientes no intestino."

Até dá vontade de comer mais cenourinhas, não acham?!
Até breve,
Vera