Chá de gengibre

Andava eu feliz e contente porque a constipação ainda não nos tinha atacado, não perdi pela demora 😓
Ontem ficámos todos meio apardalados, com tosse, frio, pingo no nariz... Atacámos logo com chá de gengibre, um remédio caseiro muito fácil de fazer com óptimos resultados.
Porquê esta combinação? Entre outros benefícios, saliento alguns:

Gengibre
Por ser rico em vitamina C, o gengibre reforça as defesas, tornando-nos menos sensíveis a gripes e constipações, ajuda a aliviar a congestão nasal e a melhorar as doenças respiratórias e é um excelente anti-inflamatório.

Canela
Tradicionalmente a canela é utilizada na preparação de bebidas para ajudar a aliviar gripes e constipações. O seu óleo essencial possui uma forte actividade antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória.
Aquece o organismo e ajuda a tratar gripes, constipações e febre.

Cravinho
O cravinho tem sido utilizado, há mais de 2000 anos, como uma planta medicinal. É usado na medicina ayurvédica indiana, a medicina chinesa e fitoterapia ocidental e medicina dentária, onde o óleo essencial é usado como analgésico para emergências dentárias. Tem propriedades anti-sépticas, analgésicas e antioxidantes.

Limão
Rico em vitamina C (fornece entre 40 a 50 mg por 100 g de fruto), o limão contém um óleo volátil, constituído principalmente por limoneno com efeito antissético e antibacteriano. Possui ainda flavonoides presentes principalmente na parte branca, e na casca com propriedades anti-alérgicas e que reforçam as paredes das veias e artérias.

Chá contra gripes e constipações



Chá de gengibre
1 lt de água
3 rodelas de gengibre sem casca
12 cravinhos com a cabeça esmagada
1 pau de canela
1 casca de limão

Colocam tudo ao lume e deixam ferver durante 5 min.
Depois coam e bebem quente, podem adicionar uma colher de mel à vossa chávena.

Vão bebendo este chá ao longo do dia, para além de combater os sintomas da constipação também vos manterá hidratados 😉

Até breve,
Vera