Pão de ervilha, uma maravilha!

Aceitam mais uma receita de pão?
Nesse caso (acredito que a vossa resposta tenha sido afirmativa 😂) hoje temos pão de ervilha!

A ervilha é mais uma leguminosa fantástica que usamos muito cá em casa. Uso sempre seca e para cozinhar deixo-a de molho durante a noite e no dia seguinte cozo como as outras leguminosas. 
Para fazer farinha basta colocar as ervilhas secas na Bimby (ou outro processador), dar uma ou duas "turbabelas" e depois triturar cerca de 30seg, em velocidade crescente até ao 7 (convém ir verificando).

Já vos tinha dado uma receita de pão de ervilha, que usei para fazer Bola de atum https://receitasprimavera.blogspot.pt/2017/06/bola-de-atum.html mas entretanto fiz algumas alterações à receita e gosto mais desta versão.

Pão de ervilha
Pão de ervilha
500ml de água
1 saqueta de fermento de padeiro
1 colher de sopa de azeite
Sal q.b.
500gr de farinhas: 280gr de farinha Schar para todos os fins+80gr de farinha de millet+80gr de fécula de batata+60gr de farinha de ervilha

Preparação:

No processador (Bimby ou outro) colocar o fermento com a água, sal e azeite a 37º/2min/vel1.
Misturar as farinhas e adicionar ao preparado, 4min/amassar.
Deixam esta massa levedar pelo mínimo de 1h a temperatura ambiente. Quanto mais tempo levedar, melhor sairá o vosso pão!
Depois de levedado, colocam numa forma de bolo inglês e levam ao forno a 180-200º durante 40min (o tempo pode variar conforme os fornos, vão verificando!).
Deixem arrefecer numa grade e só depois é que retiram da forma, para ser mais fácil.

DICA: nas farinhas podem usar a da Schar, do Continente, do Jumbo ou outra que preferirem.


Fiz uma pequena pesquisa na Internet e fiquei a saber que as ervilhas são ricas em sais minerais como o cobre, cálcio, potássio, enxofre e ferro, possuem vitaminas K, E, A, B e C. 
Fortalecem os ossos e a visão, têm poder antioxidante, anti-inflamatório e cicatrizante e ainda ajudam a controlar o colesterol e o açúcar no sangue e, por serem ricas em fibras, ainda ajudam na regulação do sistema intestinal. 
E para além de tudo isto, são saborosas e facilmente adaptáveis a qualquer receita 😋

Espero que gostem, bons cozinhados!
Até breve,
Vera