Nuggets de tremoço

Há dias em que fico espantada comigo mesma e com a minha imaginação desconcertante 😁
Ora tive a brilhante ideia de fazer uma espécie de nuggets com tremoço, o meu filho adora tremoço e como o queijo vegetal e a pasta resultaram bem, pensei, porque não?!
Depressa o pensei e mais depressa ainda o fiz e o resultado foi bom, claro que é sempre possível melhorar e vocês podem e devem ajustar as receitas ao vosso gosto pessoal.

Nuggets de tremoço

Pois bem, a receita á fácil e o sabor é bom, ajuda a variar dos feijões e do grão já usuais, vão precisar de:

Nuggets de tremoço
2 frascos de tremoço cozido
2 batatas doces
3 raminhos de couve flor
1 cenoura
1/5 de beterraba
1 cebola
1 dente de alho
sal q.b.
1 c. de café de cúrcuma
pimenta preta q.b.
Azeite para saltear
Sêmola de milho

Começam por cozer as batatas doces com a couve flor. Enquanto coze descascam os tremoços (é o que dá mais trabalho) e salteiam a cebola e o alho finamente picados com um fio de azeite, reservam.

Colocam os tremoços descascados e lavados com a cenoura e a beterraba na Bimby (ou outro processador) e trituram (10seg./vel6), adicionam a batata doce e a couve flor, a cebola e alho e linhaça e voltam a triturar (10seg/vel6), adicionam os  restantes temperos e misturam muito bem (20seg/vel5), têm de ir verificando se fica uma papa, podem ter de parar a Bimby várias vezes para ajudar.
Feita a papa só têm de fazer de dar forma com as mãos e passar pela sêmola de milho.

Para cozinhar podem fazer no forno ou grelhar naqueles grelhadores de colocar no fogão (que parecem uma frigideira antiaderente). Desta vez acompanhámos com puré de batata doce e cenoura e feijão verde.



O nosso almoço: nuggets com puré, feijão verde e tomate cherry
                                         


Puré de batata doce:
2 batatas doces médias
1 batata comum
1 cenoura grande
água q.b.
sal q.b.
Azeite q.b.

Cozem as batatas com a cenoura em água temperada com sal.
Quando estiver tudo cozido, escorrem tendo o cuidado de reservar cerca de 1/2 chávena da água. Esmagam tudo muito bem e depois deitam um fio de azeite e envolvem com uma colher de pau, para ficar mais cremoso adicionam um pouco da água de cozedura que reservaram.


DICA: podem dar a forma que quiserem a estas "papas": nuggets, hambúrgueres, croquetes ou um bocadinho de cada. Adicionem ervas aromáticas para um sabor mais fresco. Se fizerem mais quantidade podem congelar crus.

Espero que gostem, bons cozinhados,
Vera