Bebida vegetal de noz

Olá!
Hoje trago-vos a minha receita de bebida vegetal de noz.

As nozes são dos frutos secos mais presentes no nosso país e, dentro dos oleaginosos, é o mais nutritivo pois para além de proteínas, hidratos de carbono e límpidos insaturados, contém ainda minerais como zinco, cobre, potássio, magnésio, fósforo, enxofre, ferro, cálcio, vitaminas B1, B2, B5 e carotenos. A parte menos simpática é a quantidade de calorias que possui :(


Andei a pesquisar sobre a noz e encontrei alguma informação interessante que partilho convosco.



Bebida vegetal de noz

"PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Devido ao elevado teor de antioxidantes (cerca de 20 mg / 100g), as nozes são um excelente aliado no combate a doenças cardiovasculares, pela sua capacidade para neutralizar os radicais livres e pelo facto de promoverem a integridade das células dos vasos sanguíneos.
São também ricas em ómega-3 que ajuda a regular os níveis de colesterol e evitar a sua deposição nos vasos, assim como a diminuir a agregação plaquetária e a formação de trombos.

DIMINUEM OS NÍVEIS DE COLESTEROL LDL

No seguimento do que foi referido no ponto anterior, as nozes ajudam a reduzir o colesterol LDL (mau colesterol) e a aumentar o colesterol HDL (bom colesterol).
Segundo um estudo divulgado em 2003, o óleo de noz (3 g/dia) reduziu, ao fim de 45 dias, as concentrações de colesterol total entre 19% a 33% em 29 pacientes, comparativamente com o grupo placebo.
Os resultados deste estudo foram confirmados num segundo ensaio clínico, publicado dois anos depois, em que os voluntários consumiram 20 g de nozes por dia, sendo que ao fim de oito semanas, o colesterol total diminuiu, em média, 17,1% e o HDL aumentou 9%.

PREVINEM DOENÇAS NEURO DEGENERATIVAS

As nozes são um dos melhores alimentos no combate às demências, nomeadamente ao Alzheimer.
De facto, de acordo com a evidência científica disponível, os antioxidantes (flavonoides), os ácidos gordos ómega 3 e a vitamina E presentes nas nozes ajudam a neutralizar os radicais livres responsáveis pela degeneração dos neurónios.
Além disso, parecem estimular uma melhor comunicação entre as células nervosas, melhorando a memória, aumentando a concentração, rapidez de raciocínio e clareza a nível cognitivo.

AUXILIAM NA PERDA DE PESO

Apesar do elevado valor energético que possuem, as nozes ajudam a controlar o peso, pois, pelo facto de serem ricas em gorduras insaturadas, proteínas e fibras, promovem uma maior sensação de saciedade, ajudando no controlo do apetite, e ajudam no funcionamento do trânsito intestinal.

MELHORAM A QUALIDADE DO SONO

Pelo facto de possuírem melatonina na sua composição, as nozes ajudam a melhorar a qualidade do sono.
A melatonina é a substância responsável por regular os ciclos do sono e por garantir um sono tranquilo e profundo.
O consumo de nozes promove, assim o aumento da produção e dos níveis de melatonina no sangue, induzindo o sono.

PREVINEM A DIABETES

As nozes apresentam um efeito hipoglicemiante, que ajuda no controlo da glicemia e, consequentemente, na prevenção da diabetes.

MELHORAM A QUALIDADE DA PELE E DO CABELO

Como as nozes são ricas em vitaminas do complexo B e em antioxidantes, ajudam a prevenir o aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento, assim como a fortalecer o cabelo e a estimular o seu crescimento.

PREVINEM O CANCRO

Devido à riqueza em antioxidantes que ajudam a minimizar a ação destrutiva dos radicais livres, a ingestão diária de nozes reduz o risco de vários tipos de cancro, nomeadamente do pâncreas, da mama, entre outros.

COMBATEM O STRESS, A FADIGA E O CANSAÇO FÍSICO

Devido ao teor em melatonina e à sua composição nutricional tão nutritiva, as nozes promovem o relaxamento e melhor controlo do stress, sendo também alimentos fornecedores de um “boost” de energia em momentos em que a fadiga e o cansaço físico e intelectual começam a falar mais alto." Fonte:http://www.vidaativa.pt/a/beneficios-das-nozes/




Agora que já têm muita informação sobre a noz, aqui fica a receita:

Bebida vegetal de noz
1 chávena de nozes
3 tâmaras
4 chávenas de água
 
Colocam as nozes de molho durante a noite.No dia seguinte escorrem e lavam as nozes, colocam na Bimby (ou outro processador) juntamente com as tâmaras descaroçadas e trituram. Juntam a água e trituram aproximadamente 2min na vel 7. Deixam repousar uns minutos e depois é só escorrer. Esta é a parte que demora mais, eu uso um escorredor de rede fininha e um pano, para ficar o mais filtrado possível.Colocam numa garrafa de vidro, no frigorífico tem a duração aproximada de 3 dias.


Com a noz que sobra podem fazer bolachinhas ou outras delícias :)


Bons cozinhados, saudáveis e saborosos :)

Vera