Hamburgueres de feijão

Olá!
Com este bom tempo já dá para planear  uns pic-nics, não acham?
Hoje trago-vos uma receita de hambúrgueres que podem levar já feitos para os pic-nics, substituindo os tradicionais salgadinhos fritos :)
Estes hambúrgueres podem ser comidos frios ou quentes e acompanham bem com quinoa, millet, massa ou apenas uma saladinha.





Antes da receita, é importante salientar os benefícios do nosso querido feijão:


O feijão é uma leguminosa rica em nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. 
Possui magnésio que melhora o fluxo de sangue, nutrientes e oxigénio no corpo;  fibras (insolúveis e solúveis) que ajudam a prevenir doenças digestivas, cancro do cólon e reduzem a possibilidade de risco cardiovascular, estabilizam o nível de açúcar no sangue e melhoram o funcionamento intestinal; ferro que aumenta a energia do corpo e fortalece o sistema imunitário, sendo também muito importante na prevenção e tratamento de anemias; as suas proteínas ajudam na formação de tecido muscular, protegem o organismo contra infecções e até ajudam a emagrecer pois são comparáveis às da carne vermelha ou leite, ao consumir feijão garantimos os nutrientes essenciais sem ingerir calorias excessivas nem gorduras saturadas :)
Por contar com metabólitos secundários, os denominados fitoquímicos, na sua composição, começa-se a associar o seu consumo ao combate de doenças como a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.

Posto isto, vamos à receita!
Hamburgers de feijão
500gr de feijão cozido (usei feijão preto e feijão vermelho)
1 batata doce grande
1 cenoura
1 cebola grande
3 dentes de alho 
sal q.b.
farinha de mandioca
azeite q.b.
1 colher de café de curcuma
pimenta preta q.b.
3 colheres de sopa de polvilho doce
coentros a gosto

Se cozerem o feijão em casa, devem fazer assim:
  • Demolhar durante a noite;
  • Escorrer a água e passar por água limpa com a ajuda de um passador;
  • Colocar numa panela com água a ferver durante 5 minutos e deitar essa água fora, passar o feijão por água quente;
  • Voltar a colocar na panela com água quente e uma alga Kombu ou uma rodela de gengibre e deixar cozer (o tempo varia para cada leguminosa);
  • Podem congelar este feijão em doses individuais, depois é só descongelar e utilizar.
Cozem a batata doce com casca e sal e salteiam a cebola picada com azeite e os dentes de alho também picados numa frigideira com a curcuma e a pimenta preta, reservam.

Colocam o feijão, a batata doce descascada e a cenoura ralada e picam tudo muito bem num processador (Bimby ou semelhante), acrescentam a cebola e alho salteado e picam novamente, adicionam os coentros e o polvilho doce e misturam tudo muito bem. Tem de ficar uma papa, isto pode demorar algum tempo e têm de ir ajudando com uma colher de pau (com a máquina parada, claro!).

Fazem bolinhas com esta papa e espalmam-nas para ficar um hambúrguer e passam-os na farinha de mandioca (que também pode ser pão ralado, sêmola de milho, o que preferirem).


Colocam os hambúrgueres num tabuleiro, regam com um fio de azeite e levam ao forno a alourar.

Depois é só saborear :)

DICA: Cá em casa quando cozo feijão costumo fazer logo hambúrgueres a mais e congelo-os, na altura é só descongelar e colocar no forno :)

Bons cozinhados, até breve,
Vera