Bolachinhas de frutos secos

E depois de um fim-de-semana cheio de emoções (para os mais distraídos, esteve cá o Papa e canonizou Francisco e Jacinta, o Benfica ganhou o campeonato e o Salvador Sobral ganhou o festival da Eurovisão), nada melhor do que começar a semana com uma receita de bolachas bem especiais: sem glúten, sem lacticínios e sem ovos :)

Encontrei uma receita que me pareceu boa na net e depois de fazer as alterações que tinha a fazer e as que achei melhor fazer, resultou esta receita que resulta muito bem.


Bolachinhas de frutos secos
75gr de nozes
75gr de amêndoas
300gr de farinha para todos os usos sem glúten (eu uso da Schar mas ainda vou experimentar com outras e depois actualizo)
140gr de óleo de côco
150gr de mel
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de café de sal

Começam por picar as nozes e amêndoas na Bimby (ou outro processador) até fazer farinha, isto demora apenas uns segundos. Adicionam os restantes ingredientes e amassam cerca de 30 seg.
Depois esticam a massa entre duas folhas de papel vegetal, cortam e levam ao forno a 180º cerca de 15 minutos, têm de ir verificando.
A espessura e consequentemente o tempo de cozedura das bolachas depende do vosso gosto: mais fininhas ou mais grossas e podem fazer com nozes e amêndoas ou só com um fruto seco que prefiram (já fiz só com amêndoas e ficam muito boas).

Bons cozinhados, até breve,
Vera